FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
FÁBULA DO CAVALO.
  Essa estória e uma mistura do ilusório com o real.
  Sisenando, cavalo já idoso, teve seus dias de glória no início da formação da fazenda de Pererinha. Isso foi há bastante tempo, quando ainda nem se pensava na tal de lavoura mecanizada.
   Mas as coisas foram mudando, Sisenando ficando velho e cansado. Mesmo assim não queria largar a labuta de jeito nenhum. Pererinha olhava com pena do velho amigo. Querendo ainda mostrar que era útil.
    Chegou o dia que uma decisão tinha que ser tomada. Comunicou então para sua mulher o seguinte:
     ____Nao quero sacrificar o Sisenando. Velho companheiro. Foi muito útil pra nós. Mas aqui não tem mais lugar pra ele. Resolvi doar ele pro pessoal do assentamento agrícola Santa Maria. La vai ser útil até morrer.
     Acontece, que o velho Cavalo, ouviu toda conversa.
     Desabou num galope atrás da Coruja. Velha sabiá, pra ter uma solução.  Não queria de jeito nenhum sair da fazenda.
     ____Vou pensar. Amigo velho. Passa mais tarde.
     A tarde estava lá rente.
      ____Tenho uma solução, foi dizendo a Coruja. Mas tem que ser feita á noite. É dolorida mas é positiva.
     ____ E  tem que ser hoje. Amanhã  vou pro assentamento.
       ____ Então tá.
       Realmente a solução foi dolorida e seguido de vários relinchos abafados.
       Pela manhã Pererinha foi no assentamento levar o Cavalo. Despediu do bicho dizendo:
       ____ Vais ser bem cuidado aqui, amigo velho.
       A tardezinha, Pererinha sentado na varanda da casa, ver Zequinha trazendo Sisenando de volta.
        ____ Desculpe seu Pereira, viemos trazer o Cavalo de volta. Nosso pessoal é  pouco a labuta é  grande. A gente não tem tempo de ficar dando mamadeira pra Cavalo, não.
         ____ Como? Não entendi. Mamadeira pra Cavalo?
         ____  Seu Pereira o Cavalo tá sem os quatro dentes da frente. Não consegue comer de maneira nenhuma.
        ____  Não acredito...
        A solução da Coruja foi arrancar os dentes de Sisenando
        ____ Se é assim deixa o velhinho. Frutuosinho, vai cuidar do cavalo. Mamadeira pra ele quatro vezes ao dia. Vai ser sua tarefa a partir de hoje.
      E  Sisenando, sem dentes, viveu feliz na Fazenda até o final dos dias.

              NA ATUAL CONJUNTURA, PRA CAVALO DADO, TAMBÉM SE OLHA OS DENTES.
               CUIDADO.

    PARA MEUS NETINHOS:
                VICTOR ,  PEDRO  HENRIQUE   E  BERNARDO.

    

    
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 13/11/2017
Alterado em 29/06/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras