FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
O BOSTA DE BOI.
   Brincadeiras na infância se tornam   marcas na memoria.
   Quando passamos o inicio de nossa vida , em pequenas cidades do interior, as formas de divertimentos  são bastantes peculiares.  Principalmente quando a infância remota há muito .
   Existia na cidade em que fui criado, um vendedor ambulante.  Andava pelas ruas, com seu carrinho de mão, oferecendo frutas e verduras,  de porta em porta.
    Sujeito baixinho, atarracado, com características típicas  de Nordestino nato, aqueles de sangue quente  e com respostas agressivas ,  na ponta da língua.
     Antes de ser vendedor ambulante,  trabalhou na limpeza de um Matadouro Municipal.  Fazia a limpeza do local.  Lavava todo o pátio,  principalmente a parte em que os gados ficavam a espera do abate.
    O cheiro de estrumes era  impregnador .  Mesmo depois de um banho,  Ceará  como era conhecido,  ainda ficava com aquele cheiro característico,  tendo em vista  que    não era muito chegado a uma limpeza corpórea  adequada.
     Voltava para casa à tarde , onde passava o pessoal sentia aquele odor característico.
    Por causa disso recebeu a alcunha de "CEARÁ  BOSTA  DE  BOI". Não é necessário dizer a raiva que tinha desse apelido.
     Quando passava na rua a meninada gritava:
     __ EI   CEARÁ   BOSTA   DE   BOI.
     Ele chegava quase a enfartar.
     A raiva era tanta, que fez com que ele desistisse do emprego.  Foi quando se transformou em vendedor ambulante.
     Mas quem disse que a meninada esqueceu o apelido.
     Quando passava vendendo seus produtos ouvia os gritos da molecada:
     __Ei   CEARÁ   BOSTA   DE   BOI.  Lá vai o Bosta de Boi.
     Ele como bom cearense,   irritado rebatia:
     __É a tua mãe, filho da puta. Tua mãe já saiu do Cabaré? Teu pai é corno.
     Como se não bastasse, ainda jogava as frutas que vendia na garotada , que disputava as mesmas. Isso fazia com que a situação se repetisse todo dia.
     E todo dia era igual. Meninada gritando atrás  do velho Ceara.
     Não aguentando mais Ceará mudou de cidade
     E nunca mais se ouviu falar no   CEARÁ   BOSTA   DE  BOI.      
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 02/10/2017
Alterado em 28/12/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras