FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
A INDIA E O PÉ DE MARACUJÁ.
   Nós arredores do município de Itupiranga,Estado do Pará, conta-se uma história que se transformou uma verdadeira lenda , que foi passada de geração a geração. Nestes arredores vivia uma índia velha chamada  Koi-Tira, essa índia conta a população que, quando era picada por cobra, seja qual tipo de cobra venenosa que fosse , cascavel,coral, jaracuçu, cobra papagaio , ela pegava a cobra mordia a bicha da cabeça até o rabo e assim matava o animal. O que se conta é que após a cobra morta as lesões da picada na índia velha desapareciam completamente, era como se nada tivesse acontecido. Mas tinha um porém nessa história , se ela não conseguisse pegar a cobra, tinha que ser imediatamente  atendida pelo remédio do "compade vestido de branco" do posto de saúde. Isso deixava ela revoltada.
   Certa vez estava junto com seus parentes, na colheita da roça, a índia velha sentiu uma pontada no pé e gritou: foi cobra, cerca a bicha não deixa fugir. Foi uma agitação geral, mas não acharam a cobra. A índia se desesperou e com sua baixa visão, já pela idade, disse : achei  e começou a morder o achado várias vezes.
    De repente ouviu-se um Ploc, Ploc,  Ploc por toda roça, eram os frutos do maracujás caindo das ramas por todo lado, junto com as folhas.
   Aconteceu o seguinte : o que havia lesionado o pé da índia era um ramo seco do pé de maracujá. E na pressa e com a visão pouca a velha índia mordeu uns ramos seco do pé de maracujá. Nisso perderam a metade do plantio da fruta.
       EITA  VENENO  DANADO!!!!!!

Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 11/06/2023
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras