FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
O JUMENTO E O MOÇO DO TEMPO.
  Na reunião  do sindicato rural, do ano passado ficou acertado e registrado em ata que, devido a inconstância climática da região, deveria ser contratado um meteorologista com os devidos equipamentos, para fazer a previsão do tempo na região.  Assim facilitaria a todos os fazendeiros e agricultores daquela área saberem a época certa para o plantio.
  Aquela região apesar de terras boas, as melhores do sertão goiano, tinha desenvolvido pouco. Um dos fatores que contribuiu muito para isso foi o isolamento causado pelas péssimas  condições das estradas.
  Mas, voltando a questão meteorológica. Foi contratado o tal profissional.
   Chegou no lugarejo para montar o laboratório. Caixas e mais caixas; vários apetrechos, montes de fios e aparelhos que acendiam luzinhas.
    Joaquinzin do jumento, carregador de água do rio para vender na cidade, só olhando aquela arrumação  toda. Criou coragem e perguntou:
    ____Seu moço, pra que serve essa tralha toda?
    ____Isso, falou o especialista é para adivinhar se vai ou não chover.
    ____Interessante, e serve mesmo?
    ____Claro, não erra.
    No outro dia. Várias autoridades se reuniram na porta do laboratório para ouvir a primeira previsão do tempo.
     ____Senhores, quero anunciar que à tarde vai chover.
     Joaquinzin lá atrás, sacudiu a cabeça:
    ____Chove não seu moço.
     E não choveu mesmo.
     No outro dia a mesma coisa. Mais uma vez Joaquinzin acertou.
     No quarto dia novamente foi contrário à decisão do meteorologista e acertou de novo.
     A população já desacreditada do especialista.
     No quinto dia: Joaquinzin concordou que chovia. Passou a tarde inteira chovendo.
     Foram atrás de Joaquinzin.  Como você tava acertando tudo?
     ____ É o seguinte : quando meu jumento, no meio dia, tá com a bunda suada vai chover. Quando a bunda tá enxuta, não chove de jeito nenhum.
    
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 07/11/2017
Alterado em 03/09/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras