FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
A CARNE DO AMBROSIOLO.

A SITUAÇÃO FINANCEIRA DE ZEZÉ ESTAVA CADA DIA PIOR . A SECA TORROU TODA PLANTAÇÃO. CHUVA QUE É BOM , HÁ MUITO NÃO SE VIA CAIR POR AQUI. AÇUDES DA REGIÃO SÓ RESTO DE ÁGUAS BARRENTAS. O CHÃO JÁ RACHADO PELO SOL , ANUNCIAVA A MORTE DA FERTILIDADE DA TERRA.
OS POUCOS ANIMAIS QUE AINDA RESTAVAM SOFRIAM COM A FALTA DE PASTOS , GADO MAGRO QUE DAVA DÓ. DAS OITO CABEÇAS
QUE ZEZÉ POSSUÍA , TRÊS MORRERAM, DUAS FORAM TROCADAS POR OUTROS MANTIMENTOS , DUAS FORAM VENDIDAS E UMA ELE MATOU E SECOU A CARNE PARA FAMÍLIA SE ALIMENTAR. E FORAM TOCANDO A VIDA SEMPRE NA ESPERANÇA DA CHUVA .
TEMPO PASSANDO , SITUAÇÃO SÓ PIORANDO , MANTIMENTOS ACABANDO. DINHEIRO PARA AS COMPRAS NA VENDA OU NA FEIRINHA DO LUGAREJO NÃO TINHA MAIS.
O ÚNICO ANINAL QUE AINDA RESTAVA ERA O JUMENTO DE ESTIMAÇÃO CHAMADO AMBROSIOLO. TINHA HERDADO DE SEU VELHO PAI. ERA CONSIDERADO COMO MEMBRO DA FAMÍLIA.
MAS A NECESSIDADE FALOU MAIS ALTO. A ÚNICA SOLUÇÃO ERA IR NO POVOADO E VENDER AMBROSIOLO. POR COINCIDÊNCIA TINHA UM CARRETEIRO COMPRANDO JUMENTOS . COM MUITA TRISTEZA SE DESFEZ DO ANIMAL.
NA VOLTA PARA CASA , ENCONTROU COM CEARENSE QUE FOI LOGO INFORMANDO : AMIGO ZEZÉ TEM UM CARRETEIRO NO POVOADO COMPRANDO JUMENTOS. DIZEM QUE É PARA LEVAR PRA CAPITAL , MATAR E ENTREGAR NUMA FABRICA DE SALSICHAS. ONDE JA SE VIU ISSO RAPAZ SÓ PODE SER MESMO FIM DE MUNDO.
ZEZÉ ARREPIOU , VENDER AMBROSIOLO PRA TRABALHAR EM OUTRA FAZENDA , TUDO BEM MAS MATAR O BICHINHO E COMER A CARNE , NÃO ERA COISA DE DEUS. CORREU ATRÁS DO COMPRADOR MAS JÁ ERA TARDE. JÁ HAVIA PARTIDO.
TRISTE , MACAMBÚZIO VOLTOU PRA CASA CONTOU O SUCEDIDO PRA MULHER E COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS JUROU QUE NUNCA MAIS EM SUA VIDA COMERIA SALSICHAS, POIS PODIA SER CARNE DO AMBROSIOLO.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 27/07/2017
Alterado em 16/08/2017
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras