FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
A MÃO DE ROSÁLIA

ESTORIAS CURIOSAS NÃO ESCOLHEM LUGAR E NEM HORA PARA ACONTECEREM. COMO SEMPRE NAS MENORES CIDADES, OCORREM FATOS QUE ADQUIREM DIMENSÕES AVANTAJADAS PARA A LOCALIDADE, AQUELA NÃO SERIA UMA EXCEÇÃO.
FRUTUOSO , FILHO DE UM FAZENDEIRO ABASTADO DA REGIÃO , SE APAIXONOU POR ROSÁLIA , MOÇA DE UMA FORMOSURA SEM PAR. ACONTECE QUE ELA , HAVIA CRESCIDO JUNTO COM JOAQUINZINHO MULATO AMANSADOR DE BOI BRABO E CAVALO ARISCO. UM PEÃO DE MÃO CHEIA , CONHECIDO PELAS BANDAS DAQUELE SERTÃO E DESDE CRIANÇA OS DOIS TINHAM UMA PAIXÃO RECOLHIDA. O PAI DE ROSÁLIA TAMBÉM FAZENDEIRO , DE MENOS RECURSOS , ERA CONTRA A APROXIMAÇÃO DE JOAQUINZINHO. E COMO SEMPRE NESSAS ESTORIAS O MAIS PODEROSO LEVA VANTAGENS , FRUTUOSO CONSEGUIU SE APROXIMAR DA MOÇA . UM DIA PEDIU A MOÇA EM NAMORO.
JOAQUINZINHO FICOU MUITO TRISTE, RESSABIADO , PERDEU A ALEGRIA QUE SEMPRE TINHA. ROSÁLIA TAMBÉM TEVE O MESMO SENTIMENTO. MAS ERA GOSTO DAS DUAS FAMÍLIAS , JUNTAR AS TRADIÇÕES E FORTALECER O PATRIMÔNIO. OS DOIS FIZERAM UM PACTO , PREFERIAM A MORTE QUE VIVER SEPARADOS.
PASSOU OS DIAS , SE ESPALHOU NA CIDADE QUE FRUTUOSO IRIA PEDIR A MÃO DE ROSÁLIA . ELA DE IMEDIATO SE ENCONTROU COM JOAQUINZINHO E PEDIU QUE ELE TIRASSE SUA VIDA NO DIA DA FESTA.
TUDO PREPARADO , FRUTUOSO ESPERANDO ANSIOSO POR ROSÁLIA PARA PEDIR SUA MÃO , QUANDO ENTRA JOAQUINZINHO , ENSANGUENTADO , COM ESPINGARDA EM PUNHO , E UM EMBRULHO NA OUTRA MÃO , DANDO DOIS TIROS EM FRUTUOSO, JOGOU A MÃO DE ROSÁLIA EM CIMA DE SEU CORPO E SUICIDOU -SE.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 24/07/2017
Alterado em 16/08/2017
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras