FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


O MISTERIOSO CASO DE SANTOS REIS

O RIO TOCANTINS , EM ÉPOCAS DE VAZANTES, A BAIXA DO VOLUME DE ÁGUA CHEGA A IMPRESSIONAR . NESTE PERÍODO , A NAVEGAÇÃO FICA EXTREMAMENTE PREJUDICADA PELOS BANCOS DE AREIA QUE SURGEM , SEM FALAR NO PEDRAL QUE AFLORA. TEMPOS ATRAS A SITUAÇÃO ERA MAIS GRAVE POIS O MEIO MAIS RÁPIDO DE COMUNICAÇÃO COM AS CIDADES RIBEIRINHAS ERA O FLUVIAL . NESSA ÉPOCA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS ERAM MAIS VIVAS E FAZIAM PARTE DA HISTORIA REGIONAL.
EXISTIAM OS FOLIÕES DE SANTOS REIS, EM ALGUMAS CIDADES SE MANTEM ESSAS FOLIAS. AS DE POPULAÇÕES MAIORES SE ORGANIZAVAM PARA FAZEREM CAMPEONATOS ENTRE ELAS , NA DISPUTA DE QUAL APRESENTAVA A FOLIA MAIS BELA E ORGANIZADA, DE MANEIRAS QUE OCORRIAM EM CIDADES DIFERENTES E O DESLOCAMENTO DOS PARTICIPANTES ERA FEITO NOS BARCOS DISPONIBILIZADOS PELA PREFEITURA.
EM UM DESSE DESLOCAMENTOS , O ORGANIZADOR DA FOLIA , SOLICITOU UM BARCO , QUE COMPORTASSE TODOS OS PARTICIPANTES, TERIA QUE SER MAIOR QUE O DO ANO ANTERIOR . POIS A QUANTIDADE FOLIÕES TINHA AUMENTADO , MAS NÃO FOI ATENDIDO E POR CONTENÇÃO DE GASTO MUNICIPAL, O BARQUINHO FOI O MESMO.
CHICO DA BANDEIRA , ORGANIZADOR OFICIAL , SE PREOCUPOU: NÃO VAI CABER O PESSOAL TODO. ALGUÉM TEM QUE FICAR . MAS QUAL O QUE , NINGUÉM QUIZ. O TRAJETO É PERIGOSO, VIAJAR A NOITE NO RIO CHEIO DE PEDRAL , BARRANCO DE AREIA E BARCO LOTADO , NÃO SEI NÃO...
VENCIDO NA DEMANDA, A VIAGEM FOI COM TODOS OS MEMBROS , SEGUIRAM RUMO A CIDADE PRÓXIMA ONDE SE APRESENTARIAM NO LARGO DA IGREJA. NA METADE DO TRAJETO O PIOR ACONTECEU : O BARCO AO SE DESVIAR DE UM BANCO DE AREIA, FOI DE ENCONTRO AO PEDRAL , A AFLIÇÃO FOI IMENSA POIS HAVIA O REBOJO QUE PUXOU O PESSOAL PARA DEBAIXO DO VÃO DAS PEDRAS. POUCOS CONSEGUIRAM SE SALVAR. CHICO DA BANDEIRA CONSEGUIU SALVAR DOIS, MAS CANSADO FOI PUXADO PELA CORRENTEZA, TENDO TAMBÉM UM DESTINO TRÁGICO .
AS FOLIAS , NUNCA MAIS FORAM AS MESMAS NAQUELA REGIÃO. NA ÉPOCA DAS FESTIVIDADES A NOITE SE ESCUTA NAS BARRANCAS DO RIO TOCANTINS, A VOZ DE CHICO DA BANDEIRA, ACOMPANHADO DA CANTORIA DOS FOLIÕES.
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 22/07/2017
Alterado em 16/08/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (FELIX TADEU CHAVES e -mail felixtadeu@uol.com.br).


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras