FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


PADRE JOAQUIM E O SANTO PADROEIRO .

EXISTE UMA LENDA BASTANTE ANTIGA , CONTADA PELOS BARQUEIROS DO RIO TOCANTINS . MUITOS JURAM QUE O OCORRIDO FOI PURA VERDADE, OUTROS CONTAM APENAS PARA JOGAR CONVERSA FORA, NAS RODADAS DE UMA BOA PINGA , ACOMPANHADA COM UM MANDI FRITO.
EU , PARTICULARMENTE , NÃO ACREDITO MAS , FICO A IMAGINAR SE O FATO OCORREU.
EXISTIA UMA CIDADE NAS MARGENS DO RIO, QUE TODO ANO CELEBRAVA O DIA DE SEU PADROEIRO , SÃO MIGUEL , COM UMA PROCISSÃO MARÍTIMA , NA QUAL TODOS OS BARQUEIROS E PESCADORES AGRADECIAM OS BENEFICIOS ALCANÇADOS . REALIZAVAM UMA GRANDE FESTA.
PADRE JOAQUIM , UM PÁROCO JÁ DE IDADE AVANÇADA, PIONEIRO DA CIDADE , ERA UM GRANDE INCENTIVADOR DA MANIFESTAÇÃO. ORGANIZAVA TUDO NOS MINIMOS DETALHES , PARA QUE NADA DESSE ERRADO NO DIA.
E ASSIM ANO APÓS ANO SE REPETIA. UM DIA PADRE JOAQUIM, JÁ FRAQUEJADO PELO PESO DOS ANOS , VEIO A FALECER. FOI UMA TRISTEZA GERAL NO POVOADO.
MAS A VIDA CONTINUAVA. PARA SUBSTITUIR O VELHO PÁROCO, FOI MANDADO PELO BISPO DA CAPITAL , UM PADRE RECÉM ORDENADO, NOVO DE IDADE E CHEIO DE MODERNIDADES. A PRIMEIRA PROVIDENCIA QUE TOMOU , FOI PROIBIR A FESTA MARITMA . ALEGANDO QUE LUGAR DE MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS ERA NA IGREJA. A TRISTEZA DO POVO FOI GERAL, POIS JA ERA PROXIMO DO FESTEJO E NÃO HAVIA MODOS DO PADRE VOLTAR ATRÁS. O REMEDIO ERA SE CONFORMAR. NO DIA DO SANTO, FOI TUDO QUIETO. NÃO HOUVE A BENDITA PROCISSÃO.
DURANTE A NOITE , DIVERSAS PESSOAS , AVISTARAM NO RIO , UM BARCO TODO ENFEITADO, DE UMA BELEZA NÃO VISTA AINDA POR AQUELAS RIBANCEIRAS . ESSE BARCO ERA CONDUZIDO POR UM SÓ BARQUEIRO , E NA PROA ESTAVA A IMAGEM DO SANTO . FICARAM OLHANDO ATÉ QUANDO SUMIU NA CURVA DO RIO. MUITOS JURAM QUE ERA PADRE JOAQUIM CONDUZINDO O SANTO EM PROCISSÃO.
O CERTO É QUE A IMAGEM DESAPARECEU DA IGREJA. ATÉ HOJE NÃO SE TEM NOTICIA DO SEU PARADEIRO E DO BARCO MISTERIOSO.


 
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 20/07/2017
Alterado em 17/08/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (FELIX TADEU CHAVES e -mail felixtadeu@uol.com.br).


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras