FÉLIX CHAVES
TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Textos
PADRE JOAQUIM E O SANTO PADROEIRO .

EXISTE UMA LENDA BASTANTE ANTIGA , CONTADA PELOS BARQUEIROS DO RIO TOCANTINS . MUITOS JURAM QUE O OCORRIDO FOI PURA VERDADE, OUTROS CONTAM APENAS PARA JOGAR CONVERSA FORA, NAS RODADAS DE UMA BOA PINGA , ACOMPANHADA COM UM MANDI FRITO.
EU , PARTICULARMENTE , NÃO ACREDITO MAS , FICO A IMAGINAR SE O FATO OCORREU.
EXISTIA UMA CIDADE NAS MARGENS DO RIO, QUE TODO ANO CELEBRAVA O DIA DE SEU PADROEIRO , SÃO MIGUEL , COM UMA PROCISSÃO MARÍTIMA , NA QUAL TODOS OS BARQUEIROS E PESCADORES AGRADECIAM OS BENEFICIOS ALCANÇADOS . REALIZAVAM UMA GRANDE FESTA.
PADRE JOAQUIM , UM PÁROCO JÁ DE IDADE AVANÇADA, PIONEIRO DA CIDADE , ERA UM GRANDE INCENTIVADOR DA MANIFESTAÇÃO. ORGANIZAVA TUDO NOS MINIMOS DETALHES , PARA QUE NADA DESSE ERRADO NO DIA.
E ASSIM ANO APÓS ANO SE REPETIA. UM DIA PADRE JOAQUIM, JÁ FRAQUEJADO PELO PESO DOS ANOS , VEIO A FALECER. FOI UMA TRISTEZA GERAL NO POVOADO.
MAS A VIDA CONTINUAVA. PARA SUBSTITUIR O VELHO PÁROCO, FOI MANDADO PELO BISPO DA CAPITAL , UM PADRE RECÉM ORDENADO, NOVO DE IDADE E CHEIO DE MODERNIDADES. A PRIMEIRA PROVIDENCIA QUE TOMOU , FOI PROIBIR A FESTA MARITMA . ALEGANDO QUE LUGAR DE MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS ERA NA IGREJA. A TRISTEZA DO POVO FOI GERAL, POIS JA ERA PROXIMO DO FESTEJO E NÃO HAVIA MODOS DO PADRE VOLTAR ATRÁS. O REMEDIO ERA SE CONFORMAR. NO DIA DO SANTO, FOI TUDO QUIETO. NÃO HOUVE A BENDITA PROCISSÃO.
DURANTE A NOITE , DIVERSAS PESSOAS , AVISTARAM NO RIO , UM BARCO TODO ENFEITADO, DE UMA BELEZA NÃO VISTA AINDA POR AQUELAS RIBANCEIRAS . ESSE BARCO ERA CONDUZIDO POR UM SÓ BARQUEIRO , E NA PROA ESTAVA A IMAGEM DO SANTO . FICARAM OLHANDO ATÉ QUANDO SUMIU NA CURVA DO RIO. MUITOS JURAM QUE ERA PADRE JOAQUIM CONDUZINDO O SANTO EM PROCISSÃO.
O CERTO É QUE A IMAGEM DESAPARECEU DA IGREJA. ATÉ HOJE NÃO SE TEM NOTICIA DO SEU PARADEIRO E DO BARCO MISTERIOSO.


 
Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 20/07/2017
Alterado em 17/08/2017
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras